O que é esse tal de “alcance viral” no Facebook?

Quem trabalha com métricas em redes sociais geralmente se depara com alguns termos como curtidas, interações e alcance orgânico ou pago. Mas tem outro tipo de alcance que nem todo mundo dá a devida atenção: o alcance viral!

Esse dado pode fazer uma grande diferença na hora de planejar uma estratégia para as redes sociais e definir o conteúdo que precisa ser colocado em cada uma delas.

O alcance viral mostra quantos usuários foram impactados pelas suas postagens através de amigos que interagiram com a página. Isso quer dizer que, quando alguém curte, comenta ou compartilha uma publicação, ela tem mais chances de viralizar e atingir novos usuários (que podem ou não estar seguindo a página) e engajar e aumentar ainda mais seus resultados.

Mas fica ligado! O tal do alcance viral faz parte do alcance orgânico – não é um número à parte.

Como usar isso ao meu favor?

Fica mais fácil se a gente pensar no alcance viral como uma propaganda “boca a boca”. Sabe quando você gosta de algum produto, compartilha com os teus amigos e recomenda a compra? É bem assim que funciona.

Quem mais faz uso dessa estratégia são páginas de memes, que viralizam com uma velocidade impressionante! Conteúdo de humor pode ser um bom aliado, se a sua marca permitir, é claro.

Mas cuidado! Números altos podem não ser positivos. Tenha cuidado para que o seu conteúdo não viralize para o “lado sombrio da Força”.

E não esqueça de analisar todas as outras informações disponíveis sobre a sua página. Esse processo é importante para entender os acertos e aprimorar a sua abordagem e linguagem nos próximos conteúdos.