O que é o “shadowban” do Instagram e como isso pode prejudicar VOCÊ!

A gente já sabe que as hashtags ajudam (e muito) a aumentar o alcance do seu conteúdo. Mas elas não fazem milagre, e muitas vezes podem causar o efeito contrário. Caso você perceba que as suas publicações estão recebendo menos curtidas e comentários ou não apareçam para algumas hashtags, sua conta pode ter sido afetada pelo “shadowban”.

“Shadowban” nada mais é que o bloqueio do conteúdo de um usuário nas redes sociais. Se isso acontecer com você, o seu conteúdo não vai aparecer no feed de ninguém, com exceção de quem já o segue.

No Instagram, por exemplo, a prática permite que o Instagram filtre contas que não cumprem seus termos. Algumas pessoas usam alternativas desleais para aumentar o número de seguidores, como bots ou usar várias hashtags irrelevantes para o conteúdo.

O pessoal do Nexting fez uma lista com hashtags que você NÃO DEVE USAR!

Mesmo que a rede social não admita que o “shadowbanning” existe, a plataforma publicou uma declaração em 2017 abordando o problema que usuários estavam tendo com conteúdos que não apareciam em certas hashtags.

Mas fica ligado! O Instagram altera seu algoritmo com bastante frequência, então a queda no seu engajamento pode ter outro motivo. A gente já falou disso por aqui.

Como saber se minha conta foi afetada?

Há um jeito fácil de descobrir se você levou um “shadowban”. Primeiro, publique uma foto com uma hashtag pouco usada (para não concorrer com milhares de publicações). Depois disso, peça para cinco usuários do Instagram que não seguem você pesquisarem essa hashtag. Se nenhum deles encontrar a sua publicação pela hashtag, provavelmente sua conta foi afetada pelo “shadowban”.

Levei um “shadowban”… e agora?!

Tem algumas coisas que você pode fazer para que as coisas voltem ao normal:

  • Você utiliza bots ou ferramentas que prometem melhorar o alcance do seu conteúdo. Nesse caso, PARE DE FAZER ISSO AGORA!
  • Uso de hashtags banidas. Quando uma hashtag muito popular começa a ser usada com conteúdo inadequado para o tema, o Instagram pode remover ou limitar seu uso. Mais uma vez, fique ligado na lista que passamos acima!
  • Sua conta é denunciada frequentemente. Quando uma conta passa por várias denúncias, o Instagram pode entender que há publicação de conteúdos inadequados ou que violem os termos de serviços. Pior que um “shadowban”, você pode ter seu perfil DESATIVADO.
  • Ultrapassou os limites diários ou por hora. Caso você siga, deixe de seguir, curta, comente ou publique com uma frequência muito alta em um curto período de tempo, a rede social pode entender que você está usando ferramentas automatizadas para fazer isso. É melhor espaçar o intervalo das suas interações.
  • Tira uma folga! Deixar de usar o Instagram por 48 horas pode fazer o sistema “respirar” e, vamos combinar, todos precisamos de um detox das redes sociais de vez em quando.

Mas não esqueça do mais importante: publique conteúdo útil e feito por você, cumprindo as práticas de uso do Instagram. Claro, fazer tudo do jeito certo pode levar algum tempo, mas só assim você vai vencer a competição, sem levar “shadowban”.