Como produzir conteúdo de qualidade nas redes sociais da sua empresa

Não há dúvidas de que a expansão do acesso às tecnologias de informação tem possibilitado às empresas uma nova forma de se relacionar com potenciais clientes. Não basta, no entanto, ter um celular em mãos e uma conexão com a internet à disponibilidade para que, através das redes sociais, a empresa saiba estabelecer uma comunicação rápida, direta e efetiva. Para ser encarada com seriedade, a marca precisa estar atenta ao modo como se posiciona e se comunica no ambiente online. Afinal, mais do que um espaço para estreitar relações, as redes sociais servem como vitrines e, por isso, devem causar boas impressões desde o primeiro contato.

Dentro do marketing digital, a atração é uma das etapas primordiais para garantir a atenção do seu público-alvo e ajudar a alavancar a visibilidade da marca. Não é nem preciso dizer que, para isso, a produção de conteúdo relevante é indispensável, né? Ao procurar por sua empresa ou seus serviços na internet, o público precisa encontrar informações claras e livres de ruídos comunicacionais. É essencial que os textos sejam bem escritos, sem erros de português e que esclareçam – preferencialmente, com uma linguagem acessível e pouco engessada – quais são os pontos fortes e os diferenciais que você oferece. Tudo isso, é claro, considerando quais conteúdos são interessantes para as pessoas que você deseja atingir.

É importante, também, dar atenção especial às imagens, já que são o principal atrativo nas redes sociais e a porta de entrada para o conteúdo que sua empresa está gerando. Portanto, as peças gráficas devem ter boa legibilidade, pouco texto, cores e tipografia que representem a personalidade da empresa e formato correto para cada plataforma. Todos esses detalhes ajudam a passar credibilidade e estreitar a relação com os seus seguidores. Cometer erros nessa etapa pode fazer com que seu potencial cliente crie uma percepção negativa da sua empresa e perca, imediatamente, o interesse em procurá-lo.

Estabelecido o primeiro contato, é hora de tornar a relação mais próxima e buscar a fidelização do cliente. Para isso, é interessante atualizar as redes sociais com certa frequência, para que a sua presença online seja percebida pelo público que você está buscando. É muito provável que, caso você consiga alcançar o objetivo de captar a atenção de quem está do outro lado da tela, ele entre em contato com a sua empresa solicitando mais informações sobre os serviços… E ninguém merece ficar horas e horas esperando uma resposta ou ser recebido com pouca simpatia, né? Tente padronizar esta comunicação, sendo cordial e respondendo com agilidade. A regra do bom português continua sendo fundamental aqui!


Por que contar com a ajuda de um profissional especializado?

Se não bastasse a quantidade de detalhes a serem levados em consideração nas redes sociais, muitas vezes, a pessoa encarregada de exercer essas funções dentro da empresa não é um profissional com formação na área. Imagine, então, o que acontece quando esse funcionário precisa se dividir entre funções! É comum que as tarefas ligadas à comunicação da empresa fiquem em segundo plano, sendo tratadas como menos importantes e feitas de maneira equivocada, seja pela falta de tempo ou de conhecimento. É por isso que o trabalho de uma agência de publicidade pode ser fundamental para alavancar o posicionamento da sua marca dentro do mercado. Dentro de uma agência, jornalistas, publicitários e designers gráficos dedicam-se exclusivamente a este trabalho, unindo as habilidades adquiridas na graduação à busca constante por atualização dentro de um mercado que está sempre se transformando.


¡Intercambiemos ideas!

Quer conhecer as nossas soluções e tirar as suas ideias do papel?